Física vestibular
As principais transmissões de calor são condução, convecção e radiação
Condução: Os átomos vibram e passa a vibração para os átomos mais próximos, eles conduzem o que está sendo povoado a ele. Exemplo: Ao quebrar a barra metálica, calor dos átomos de uma extremidade é conduzido até os átomos da outra extremidade.
Convecção: O calor é transmitido para os átomos mais próximos que ficam com massas menores. Esses sobrem e os que estão mais frios e mais densos descem, aquecendo-se e subindo. Exemplo: Água esquentando na panela, a água mais quente sobe, e mais fria desce, que esquenta e sobre novamente fazendo ciclos.
Radiação: Quando o calor se propaga livremente através de ondas eletromagnéticas. Ex: Radiação solar
CONCEITO DE CALOR: De toda energia do sol que chega a terra, 30% é refletida nas camadas superiores da atmosfera. Os 70% restantes são absorvidos pelo ar, água, solo, vegetação e animais. Essa energia, que garante a existência de vida na terra, é trocada entre todos os elementos e retorna para o espaço como RADIAÇÃO TÉRMICA! ''O calor flui espontaneamente de uma fonte quente para uma fonte fria''
MÁQUINA SIMPLES: São dispositivos em geral que permitem multiplicar uma força, com finalidade de facilitar a realização de certa tarefa.
- Equilíbrio de uma alavanca: (tem um desenho que não da pra te passar)
FR= força resistente
FN= Força normal (apoio)
FP= força potente
Duas condições devem ser impostas para o equilíbrio da alavanca.
1) Equilíbrio de rotação: As forças que tendem a girar a alavanca no sentido horário em torno do ponto A de apoio, deve anular os das forças que tendem a girar a alavanca no sentido anti-horário. Em módulo temos:
Fp (vezes) bP = FR (vezes) bR
2) Equilíbrio de translação: A resultante das forças que agem na alavanca deve ser nula. Em módulo temos:
FN= FR + FP