Física Parte I - 25h
O que é?
Matéria é tudo o que ocupa espaço e possui massa (medida em gramas, g, ou em quilogramas, kg). É a essência material do universo. A matéria tanto é aquilo que nós podemos tocar e sentir (tal como água, terra ou árvores) como aquilo que não se presta a tal tão facilmente (exemplo: ar). Assim, tudo o que vemos ou usamos tem sempre algo “químico”.
A química ocupa-se do estudo da matéria e das transformações por ela sofridas.
Classificação da matéria
Na química divide-se a matéria em duas grandes categorias, consoante a sua composição e propriedades.
Substâncias e Misturas
Substância
Uma substância é uma forma de matéria com composição definida e propriedades próprias. São exemplo a água, o ouro, o oxigénio, o açúcar (sacarose).
As substâncias diferem umas das outras na composição e podem ser distinguidas pelo seu aspeto, cheiro, paladar e outras propriedades. Conhecem-se atualmente cerca de 8 milhões de substâncias (e o valor tende a aumentar).
Mistura
Uma mistura é uma combinação de duas ou mais substâncias em que estas mantêm a identidade própria. Alguns exemplos familiares de misturas são o ar, o refrigerante, o leite, o cimento.
As misturas não têm composições constantes. Amostras de ar em diferentes cidades diferirão na sua composição (fatores como a altitude, poluição alteram a sua composição).
Mistura homogénea
Uma mistura homogénea tem mesma composição em todos os pontos. Quando se dissolve uma colher de açúcar em água obtém-se uma solução homogénea.
Mistura heterogénea
Uma mistura heterogénea é uma composição espacialmente não uniforme. Numa mistura de areia com limalha de ferro, os grãos de areia e as partículas da limalha permanecem visíveis e separadas. Outro exemplo é a atmosfera, que composta por vários gases não se distribui uniformemente em altitude.
Qualquer mistura, seja ela homogénea ou heterogénea, pode ser obtida ou desfeita por meio puramente físicos, mantendo os seus constituintes a identidade