Física - cálculo de velocidade para motocicletas em acidentes de transito
ACIDENTES DE TRÂNSITO COM MOTOCICLETAS
Wilson Toresan Junior
Perito Criminal wilson-toresan@igp.rs.gov.br Instituto Geral de Perícias – SSP/RS
Resumo. Metodologias para cálculo de velocidades de veículos automotores têm sido desenvolvidas, apresentando diferentes graus de dificuldades de acordo com as variáveis envolvidas e a confiabilidade requerida. Quando se trata de acidentes de trânsito envolvendo motocicletas, as dificuldades técnicas aumentam. O presente trabalho apresenta aquelas metodologias para cálculo de velocidade de motocicletas existentes na bibliografia e que possuem maior aceitação entre os reconstrucionistas de acidentes de trânsito. O objetivo é indicar que existem técnicas científicas que podem ser aplicadas nas mais diversas situações envolvendo motocicletas e discutir estas técnicas. Pode-se concluir que os resultados obtidos, quando são analisados de forma criteriosa, são próximos àqueles que ocorrem em casos reais.
Palavras-chave: motocicleta, cálculo de velocidade, metodologias.
1. INTRODUÇÃO
A determinação da velocidade de um veículo automotor, envolvido em um acidente de trânsito, auxilia na demonstração da dinâmica do evento.
Metodologias para cálculo de velocidades de veículos automotores têm sido desenvolvidas, apresentando diferentes graus de dificuldades de acordo com as variáveis envolvidas e a confiabilidade requerida. Quando se trata de acidentes de trânsito envolvendo motocicletas, as dificuldades técnicas aumentam, a bibliografia e os dados experimentais disponíveis são mais escassos, as informações necessárias nem sempre estão disponíveis na quantidade e diversidade necessária e as técnicas e metodologias aplicadas, em locais de acidente, possuem detalhes característicos da dinâmica de movimento particular para motocicletas.
Este trabalho tem como objetivo realizar uma revisão bibliográfica sobre o assunto, analisar as metodologias desenvolvidas e ver