Fundamentos da Fisica trafego urbano
Física conceitual aplicada a tráfego urbano
Brenda Carvalho de Aguiar
Santarém-Pa
2014
INTRODUÇÃO
A velocidade é um dos maiores fatores na causa de acidentes de trânsitos. As escolhas dos procedimentos usados para o registro dos elementos presentes no local do evento devem estar relacionadas diretamente com os fundamentos científicos que serão utilizados posteriormente. Os princípios físicos mais utilizados no levantamento nos locais de acidentes de transito para a velocidade dos veículos são dos Princípios da Mecânica Newtoniana, sendo feitos por eles mesmos ou por computadores.
Na maioria dos acidentes com motocicletas pode-se perceber uma grande semelhança entre eles, por isso é possível a utilização de bancos de dados com informações sobre tais comportamentos.
A determinação da velocidade de um automóvel em um acidente ajuda na demonstração do ocorrido. Esse trabalho tem como objetivo mostrar que muitos cálculos de velocidades de veículos têm sido desenvolvidos, mas quando se trata de acidentes de transito que envolvem motocicletas o grau de dificuldades técnicas aumentam.
CÁLCULO DA VELOCIDADE BASEADO NAS MARCAS DE FRENAGEM
Um veiculo com freios comuns numa situação de frenagem emergencial deixa marcas na pista. Sabendo o comprimento das marcas de frenagem (d) e usando um coeficiente de atrito médio (μ) “adequado” para a pista, o exame pericial pode determinar a quantidade de Energia Cinética transformada em Trabalho durante o processo de desaceleração.
O resultado é a obtenção da tradicional fórmula para cálculo de velocidade (v), também conhecida como equação de Torricelli:
onde “a” é a desaceleração do veículo no processo de frenagem; “ vf2 e vi2 ” são as velocidades após e antes do processo de desaceleração e “d” é a distância medida de desaceleração (marcas de frenagem).
A desaceleração (a) é calculada