Física Acústica
As ondas sonoras produzidas por diversas fontes de ruído se propagam no meio ambiente de inúmeras formas. Para gerar ondas sonoras basta que aconteça qualquer tipo de processo de flutuação de ar. Sendo que no meio urbano, o principal responsável pelo ruído são os veículos automotivos, como os ônibus, carros e caminhões, e também por aeronaves.
Quando existe, no meio da trajetória do som, qualquer tipo de obstáculo, ele gera a atenuação e isolamento acústico. Dessa forma, no meio urbano, as grandes edificações e as mudanças feitas na topografia podem desempenhar o papel de barreiras sonoras.
Além dos fatores construídos, existem fatores naturais que desempenham o mesmo papel. Só de se propagar ao ar livre, por exemplo, a energia gerada por fontes sonoras sofre atenuação. Também podemos citar a distância percorrida pela onda, as barreiras naturais, a absorção atmosférica, a vegetação, o efeito dos ventos e a variação de temperatura.
3. ABSORÇÃO SONORA
Quando aplicados entre uma fonte e um receptor, todos os tipos de materiais apresentam capacidade própria de reduzir a intensidade sonora. Essa capacidade varia conforme diferentes frequências do som. Dessa forma, a capacidade de certo material de diminuir a intensidade de um ruído é indicada por seu valor específico.
Uma das formas de desintensificaçao sonora esta relacionada ao fato de que certos materiais absorvem o som, reduzindo seu tempo de reverberação, e por fim, amortece-o.
Quando empregados na construção, materiais absorventes regulam a quantidade de absorção do som dentro dos ambientes. Por isso é de extrema importância que o arquiteto, ou qualquer outro profissional da área, saiba distinguir os materiais absorventes dos demais. Por exemplo, é necessário que ele saiba diferenciar materiais isolantes de materiais absorventes, porque mesmo que “absorver” e “isolar” sejam funções que se complementam, existem casos