Acústica na Física
Por Luiz Bruno Vianna
A área da Física que estuda o som é chamada de Acústica. Para entendêla melhor precisamos relembrar alguns conceitos: Onda: é a variação periódica de uma grandeza física. Uma onda é composta por: Crista: Pontos de maior intensidade, o topo da onda.
Vale: Pontos de menor intensidade da onda.
Nível Médio: Pontos entre o as Cristas e os Vales. A distância entre a crista ou o vale e o nível médio é chamada amplitude (y). Já a distância entre duas cristas consecutivas ou dois vales consecutivos é chamada de comprimento de onda (λ).
Onde: λ – Comprimento y Amplitude O tempo que uma oscilação leva para se repetir é chamado período (T), medido em segundos(s). A frequência (f) significa quantas vezes uma oscilação se repete por unidade de tempo, medida em Hertz (Hz). Dessa forma: f = 1/t O Som é uma onda mecânica que possui a intensidade e frequência necessárias para ser percebida pelo ser humano. Entendemos como onda mecânica uma onda que precisa de meios materiais, como o ar ou o solo, para se propagar. As frequências audíveis pelo ouvido humano ficam entre 16 Hz e 20000Hz (20kHz).
Dentro desta faixa a encontrase a voz humana, instrumentos, musicais, altofalantes, etc. Abaixo de 16Hz temos os infrasons, produzidos por vibrações da água em grandes reservatórios, batidas do coração, etc. Acima de 20kHz estão os ultrasons emitidos por alguns animais e insetos
(morcegos, grilos, gafanhotos...), sonares, aparelhos médicos e industriais. Os dispositivos que produzem ondas sonoras são chamados de fontes sonoras.
Entre os que mais se destacam estão aqueles compostos por: Cordas vibrantes como violão o piano, as cordas vocais etc.
Tubos sonoros como órgão flauta, clarineta.
Membranas e placas vibrantes tal como o tambor
Hastes vibrantes como o diapasão, triangulo, etc.
Podemos caraterizar os sons a partir de sua intensidade, altura ou timbre. A intensidade está ligada à quantidade de