Fé entendimento espirita
• Inicialmente recorreremos ao Dicionário para entender o que é
Fé:
• Fé: substantivo feminino; a) Crença religiosa; b) Conjunto de dogmas e doutrina que constituem um culto; c) Primeira das virtudes teologais: adesão ou anuência pessoal a Deus; d)
Firmeza na execução de uma promessa ou compromisso; e)
Crença, confiança; f) Testemunho autêntico, escrito, de certos funcionários que tem força em Juízo.
• Etimologicamente falando, a palavra Fé vem do latim fides
(fidelidade) e do grego pistia e significa a opinião de que algo é verdade mesmo sem qualquer tipo de prova ou verificação.
• A fé tem a característica de construir a esperança e fazer com que se tenha a certeza de que na vida, nada se acaba, tudo segue um ritmo de transformação.
Lavoisier, cientista francês do século XVIII, enunciou a conhecida Lei da
Conservação da Matéria, que reflete esse princípio e mostra que no concerto universal, os fatos se harmonizam.
Todo espírita conhece e aceita esse princípio, pois a transformação é a principal conseqüência da reforma íntima preconizada por Kardec.
Fé e transformação estão presentes em toda a história da humanidade, vamos encontrar entre os primeiros cristãos, o dignificante exemplo do martírio conduzido pela fé e pela crença incondicional de que é preciso uma harmonia com a Lei de Causa e Efeito.
• Em nossos dias, já não cabem mais os martírios circenses, porém, ainda é válido que, ao compreendermos nossas carências diante das faltas, usemos o combustível da fé para vencermos os obstáculos.
No passado, os homens sofriam perseguições vindas de agentes externos – estado, inquisição, despotismo, martírios – que, ou despertavam as responsabilidades ou estavam atendendo aos pedidos de reparos pela dor.
Hoje em dia, o processo é o mesmo quanto a sua natureza, mas diferente quanto à forma, as perseguições também são íntimas e o homem luta contra seus próprios monstros e não mais contra as feras do circo ou as