fyall
Mas apesar de todas as técnicas e observações em uma coisa todos concordam, a necessidade de fazer este tipo de gravação usando técnica de microfonação estéreo. Claro que você pode captar um microfone mono e depois colocar algum tipo de processamento para simular ambiência.
Ou você pode combinar o som do microfone com o de um captador para violão para adicionar alguma textura sonora. Mas definitivamente a técnica de microfonação estéreo proporciona um som cheio e de ambiência marcante. Vamos cobrir 3 das técnicas de microfonação estéreo mais comuns usadas para gravação de violão acústico.
As 3 técnicas
As 3 técnicas a seguir foram usadas em inúmeras gravações, familiarizando-se com elas e experimentando-as você chegará ao timbre desejado. Na maioria das situações será desejável usar um par de microfones unidirecionais posicionados perto do instrumento, aproximadamente entre 15 a 30 centímetros.
Microfones com padrão cardioide geralmente são os melhores para violões pois captam com muito menos intensidade o efeito grave ocasionado pela proximidade, diferentemente de outros tipos de microfone direcional. O som deste instrumento ficará meio explosivo se gravado incorretamente, então experimente combinações de microfone diferentes na busca do melhor som.
Microfones espaçados – Setup 1
Para este setup 2 microfones são colocados com certa distância mas na mesma altura. Para o primeiro microfone usaremos um condensador de diafragma pequeno apontado para o 12º traste do instrumento para capturar as altas frequências e a dinâmica das cordas.
Para o segundo microfone usaremos um mic condensador de diafragma largo focado na ponte ou um pouco atrás dela para capturar as frequências mais graves do violão e as características do