fvds
Já na introdução é falado que as pessoas procuram formas de ganhar dinheiro e que a escola não ensina essa parte.
O título do livro é uma alusão aos dois pais que Robert teve, quando era criança, no Havaí. O pai rico, pai do seu amigo Mike, é quem o ensinou as lições sobre como lidar com finanças, como empreender. Já o pai pobre era o pai biológico, também chamado de pai instruído que, mesmo possuindo mais escolaridade, não falava nada sobre finanças.
O livro tem, ao todo, 10 capítulos, sendo que o primeiro é onde ele conta sobre o pai rico e o pai pobre, os 6 seguintes são lições que aprendera com os dois e os seguintes mostram como superar obstáculos e colocar os planos em ação.
Lição 1 – Os Ricos Não Trabalham Pelo Dinheiro
A história começa quando Robert e Mike veem seus amigos ganhando presentes mais caros e se sentindo excluídos por não serem ricos. Eles têm uma ideia de fabricar dinheiro derretendo tubos de pasta de dente (na época, feitos de chumbo) e colocando em moldes de gesso.
O pai de Robert não gostou da ideia e sugeriu que procurasse o pai de Mike, por causa dos conselhos que ouvira no banco.
Os dois garotos vão até o pai de Mike e após esperarem um tempo recebem uma proposta de trabalhar em um armazém por 10 centavos de dólar a hora que, mesmo para a época, era um preço muito baixo.
Passaram-se algumas semanas e Robert foi queixar-se com seu pai rico e ali ele fez uma proposta nova, se quisesse aprender sobre dinheiro trabalharia sem receber. Caso quisesse ganhar algum dinheiro, teria que encontrar uma maneira.
E ele encontrou um meio de ganhar dinheiro ao ver que as capas dos gibis eram rasgadas para devolução e os exemplares poderiam ficar com ele. Várias revistas foram juntadas para serem alugadas, Robert e Mike passaram a ganhar dinheiro e ainda contrataram a irmã caçula de Mike como bibliotecária.
O pai rico explicava aos garotos que os ricos não trabalham pelo dinheiro e que os pobres e a classe média