fuundamentos da adm

1465 palavras 6 páginas
Frederick Winslow Taylor (20/03/1856 - 21/03/1915), foi um engenheiro mecânico estadunidense. É considerado o "Pai da Administração Científica" por propor a utilização de métodos científicos cartesianos na administração de empresas. Seu foco era a eficiência e eficácia operacional na administração industrial.
Sua orientação cartesiana é ao mesmo tempo sua força e fraqueza. Seu controle inflexível, macanicista, elevou enormemente o desempenho das indústrias em que atuou. Porém, também gerou demissões, insastifação e estresse para seus subordinados e sindicalistas.
Em relação ao desenvolvimento de pessoal e seus resultados, Taylor acreditava que ao treinar os trabalhadores haveria possibilidade de fazê-los produzir mais e com melhor qualidade.
Achava, ainda, que todo e qualquer trabalho necessita de um estudo para que seja determinada uma metodologia própria visando o seu máximo desenvolvimento.
Introduziu o auto-controle das atividades desenvolvidas para que o trabalho fosse executado segundo uma sequência e um tempo pré-programados, de modo a não haver desperdício operacional.
Inseriu, também, a supervisão funcional, estabelecendo que todas as fases de um trabalho deveriam ser acompanhadas de modo a verificar se as operações são desenvolvidas em conformidades com as instruções programadas.

Enry Ford (Springwells, 30 de Julho de 1863 — Dearborn, 7 de Abril de 1947) foi um empreendedor estadunidense, fundador da Ford Motor Company e o primeiro empresário a aplicar a montagem em série de forma a produzir em massa automóveis em menos tempo[1] e a um menor custo.[2]. A introdução de seu modelo Ford T revolucionou os transportes e a indústria norte-americanos.[3] Ford foi um inventor prolífico e registrou 161 patentes nos EUA.[4] Como único dono da Ford Company, ele se tornou um dos homens mais ricos e conhecidos do mundo.[5]
A ele é atribuído o "fordismo", isto é, a produção em grande quantidade de automóveis a baixo custo por meio da utilização do

Relacionados