futsol
446 palavras
2 páginas
FUTSAL O surgimento do Futsal data-se da década de 30 na cidade de Montevidéu (Uruguai), onde as peladas de várzea começaram a serem adaptadas às quadras de basquete e pequenos salões.
O domínio pode ser feito com qualquer parte do corpo permitida pela regra, porém a principal técnica de domínio no Futsal é a “pisada”. Controlar a bola é diferente de dominá-la. Enquanto esta ação trata-se da recepção da bola, aquela se refere a mantê-la no ar, com toques de uma e de outras tantas partes do corpo, sem deixá-la cair ao chão. É o que as crianças chamam de embaixadinhas. Ter condução é quando se leva a bola pela quadra de jogo, uma regra básica: a bola deve estar próxima do condutor, essa condução pode ser feita em linha reta ou em ziguezague. O chute surge quando do contato com a bola em direção à meta adversária ou para afastar o perigo de um ataque adversário. O primeiro seria o chute com o objetivo ofensivo, o segundo, com o objetivo defensivo. Os tipos de chute são com o dorso (peito de pé), com o lado interno do pé (colocado), de bico, de calcanhar e por cobertura (cavadinha)
A exemplo do chute, o cabeceio pode ser ofensivo e defensivo, quem cabeceia o faz para marcar um gol, para defender a sua equipe ou para passar a bola para um companheiro de equipe, o cabeceio deve ser feito com a parte frontal da cabeça (região da testa). O passe só acontece quando um jogador envia a bola para outro jogador de sua equipe. A técnica mais utilizada para realização do passe é bater na bola com o lado interno do pé(colocado), mas o passe pode ser feito com qualquer parte do corpo permitida pela regras, como de cabeceio, de bico, de peito e até com a sola do pé, a chamada roladinha.
O drible é feito por um jogador que esteja dominando a bola quem dribla, procura, com bola, passar por um adversário, conduzindo a bola em diferentes direções esse "passar pelo adversário" exigirá, algumas vezes, velocidade, outras apenas mudança de direção, outras, criatividade, ginga e