Futsal
Futsal
Introdução Neste trabalho vou falar sobre uma modalidade de desporto que se chama futsal e o meu objectivo é explorar melhor esta modalidade desportiva que foi leccionada este período da disciplina de educação física.
Como surgiu o futsal
A versão mais aceita para o surgimento do Futebol de Salão é a de que ele começou a ser praticado por volta de 1940, por jovens frequentadores da Associação Cristã de Moços, em São Paulo. Enfrentando dificuldades para encontrar campos de futebol para divertimento em suas horas de lazer, estes improvisaram jogos nas quadras de basquete e hóquei, aproveitando as traves usadas na prática desse último desporto. No início as "equipas" variavam em número, tendo cinco, seis e até sete jogadores, sendo pouco a pouco fixado o limite de cinco. As bolas eram de crina vegetal ou serragem, sofrendo sucessivas modificações, inclusive com o uso de cortiça granulada. Como as bolas de ar utilizadas depois, saltavam muito e saiam frequentemente das quadras, posteriormente tiveram seu tamanho diminuído e o peso aumentado. Daí o fato de o Futebol de Salão ser chamado de "desporto da bola pesada".
De repente o novo desporto começou a ganhar corpo, estendendo-se a outros Estados, estabelecendo-se regras elementares procurando disciplinar sua prática. Dentro de pouco tempos organizavam-se times, disputando torneios abertos. Dada a facilidade para a formação de equipas rapidamente ganhava adeptos sendo introduzido em quase todas as Capitais, que já o praticavam copiando regras uns dos outros.
Posição dos jogadores em campo
Muito parecido com o futebol, o futsal apresenta quatro posições principais, que são:
Guarda-Redes - Defende o golo de todos os ataques do adversário e também pode atacar.
Fixo – Defensor.
Ala (esquerdo e direito) - Conduzem o jogo na lateral da quadra.
Pivô - Atacante, o que fica mais próximo do golo adversário.