Futsal
Relacionar o esporte na escola e o esporte da escola visualizando a necessidade de adaptar as regras;
Vivenciar jogos e brincadeiras, a partir do esporte futsal, cujos objetivos atendem as necessidades dos grupos envolvidos.
Duração das atividades
100 minutos / 2 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
História do futsal
Estratégias e recursos da aula
Espaço: Quadra poliesportiva
Material: Bolas de futsal, cones
Atividade 1
Reunir a turma e pedir que reflitam a seguinte pergunta: “Quando vocês participam de um jogo de futsal com as regras atuais, você se sente incluído ou excluído?” Após a fala dos alunos, continuar: “Existem outras maneiras de jogar o futsal?” Após as argumentações dos alunos, o professor deverá expor as diferenças entre esporte (modelo institucional com regras pré-estabelecidas) e jogos (qualquer prática entre partes em que as regras são feitas ou criadas num ambiente restrito ou até mesmo de imediato). Em seguida questionar: “Vocês conhecem algum jogo que remete ao futsal?” e propor as atividades a seguir.
Atividade 2
Futsal do Goleiro: Um jogo normal de futsal, sendo que, os alunos que marcarem gol assumem a posição de goleiro. Quem já estava no gol, não sai, ou seja, a cada tento realizado aumenta-se o número de goleiros. O jogo termina quando todos os jogadores de linha tornarem-se goleiros.
Atividade 3
Futsal com quatro gols: Um jogo onde serão colocados quatro balizas (feitas por cones) nos cantos da quadra. Cinco alunos para cada equipe irão defender dois gols e atacar outros dois gols.
Atividade 4
Paredão: Em um lado da quadra, dois trios serão organizados. Em um primeiro momento, um trio será o atacante e chutará ao gol da marca do tiro livre de 10 metros. Os outros alunos, que serão os defensores, se posicionarão dentro da área de meta para defender o chute ao gol. Cada aluno atacante terá a oportunidade de chutar ao gol