Futsal
Passe
Ação de enviar a bola a um companheiro ou determinado setor do espaço de jogo (FERREIRA, 2002 p.09). È a denominação que se dá à forma com que a criança faz a bola percorrer de um atleta, que passou a bola, ao outro, que irá receber a bola com eficiência (COSTA, 2008 p.23).
Drible
Ação individual exercida com a posse de bola, visando ludibriar um oponente e tentando ultrapassá-lo (FERREIRA, 2002 p.65) É o gesto técnico pelo qual o atleta procura ultrapassar um ou mais adversários, sempre tendo a posse de bola (COSTA, 2008 p.27).
Antecipação
Ação de interromper a trajetória da bola vinda de passes ou arremessos (FERREIRA, 2002 p.29).
É a ação praticada procurando chegar na bola antes que o adversário possa obter a sua posse (COSTA, 2008 p.32). Finalização
Ação de golpear a bola, visando desviar ou dar trajetória à mesma, estando ela parada ou em movimento (FERREIRA, 2002 p.52).
È um dos principais fundamentos do Futsal, a força que o atleta imprime na bola objetivando impedir o ataque adversário (chute defensivo) ou marcar gols na equipe adversária (COSTA, 2008 p.29).
Marcação
Ação de impedir que o oponente direto tome posse da bola, e quando de posse da mesma, venha a progredir pelo espaço de jogo (FERREIRA, 2002 p.60).
É o ato de evitar a progressão do adversário a receba em condições de progredir na quadra de jogo. É necessário fazer a marcação tanto no adversário com a posse de bola, evitando que progrida com a bola, como no adversário sem a posse, dificultando o oponente de recebê-la (COSTA, 2008 p.31).
Sistema Tático