Trabalho de plásticos
1. Introdução
2. Como é utilizado o petróleo
3. Definição de Plásticos
4. Fabricação dos Plásticos
5. Moldagem por injeção
6. Moldagem por sopro
7. Moldagem por rotação
8. Polimerização
9. Extrusão
9.1. Processo de Extrusão
9.1. Moldagem por injeção de Pressão
9.2. Extrusão e sopro combinado
10. Conclusão
11.Bibliografia
Introdução
A origem da palavra plástico vem do grego plastikós, que significa adequado à moldagem. A matéria-prima dos plásticos é o petróleo, formado por uma complexa mistura de compostos. Pelo fato de estes compostos possuírem diferentes temperaturas de ebulição, é possível separá-los através de um processo conhecido como destilação ou craqueamento e a fração nafta resultante do craqueamento é fornecida para as centrais petroquímicas, onde passa por uma série de processos, dando origem aos principais monômeros como, por exemplo, o eteno.
Como é utilizado o petróleo - Mais de um terço de todo o petróleo extraído é usado em aquecimento de ambientes (particularmente no hemisfério norte), e quase outro tanto é usado na produção de combustíveis. Um quinto do total vai para a geração de energia elétrica. E somente 4% bastam para a produção dos plásticos.
Definição de Plásticos: São materiais formados pela união de grandes cadeias moleculares chamadas polímeros que, por sua vez, são formadas por moléculas menores denominadas monômeros. Os plásticos são produzidos através de um processo químico conhecido como polimerização, à união química de monômeros que forma polímeros.
Os polímeros podem ser naturais ou sintéticos. São polímeros naturais, entre outros, algodão, madeira, cabelos, chifre de boi, látex. Estes polímeros são comuns em plantas e animais e são polímeros sintéticos os plásticos, obtidos através de reações químicas. O tamanho e estrutura da molécula do polímero determinam as propriedades do material plástico.
Polímeros dividem-se em termoplásticos onde são