funções e organogramas de uma emissora de radio
1. Repórter: desenvolve conjunto de atividades características do radiojornalismo. É o principal responsável pela mobilidade, agilidade e presença do rádio em todos os lugares. Atua, preferencialmente, ao vivo e presente no local e fonte da notícia. O telefone é usado como ferramenta fundamental, embora deva-se limitar seu uso.
2. Redator: recebe informações da reportagem, das agências de notícias e demais fontes para transformação destas em textos adaptados à linguagem radialística e ao padrão editorial da emissora. Redige sínteses noticiosas e radiojornais sob orientação do Editor.
3. Chefe de Reportagem: organiza e orienta trabalho dos repórteres, ordenando de modo dinâmico e racional a base do processo de produção radiojornalística.
4. Editor: organiza o fluxo de informações produzidas pela reportagem e redatores. É o responsável final pela qualidade das sínteses noticiosas e radiojornais, orientando locutor-noticiarista/âncora e mesmo produtores. Edita gravações.
5. Pauteiro: organiza fluxo de informações que chegam à emissora de modo direto e indireto, ainda sem aprofundamento. Projeta a pauta de assuntos e notícias a ser cumprida e desenvolvida pela equipe de repórteres. A pauta é projetada para cada turno (M/T/Noite). Quanto mais orientação contiver a pauta, melhor será o aproveitamento e desempenho da reportagem.
6. Locutor-noticiarista: Apresenta, ao vivo, sínteses noticiosas e radiojornais e, ainda, programas jornalísticos pré-roteirizados. Registo de voz do profissional é sinônimo de identificação e característica referencial da própria emissora.
7. Locutor-apresentador: Âncora de programas informativos e noticiosos, de programas de entrevistas e debates. Registo de voz = registro e característica da emissora.
8. Comentarista/Analista/Cronista: Especialistas em emitir opinião sobre determinados assuntos e temas. Realizam/ desenvolvem/ apresentações curtas e individuais como também integradas em