Função renal
Os Rins
Cada rim humano tem cerca de 200 a 300g. Possui uma borda convexa e outra côncava, é nesta que se encontra o hilo, região que contêm os vasos sanguíneos, nervos e cálices renais.
O rim é revestido por uma cápsula de tecido conjuntivo denso frouxamento ligada ao parênquima renal, a cápsula renal.
Os rins são divididos em 2 zonas: Zona cortical
A mais externa, onde ocorrem as etapas iniciais de formação e modificação da urina; Zona medular
A mais interna. É nesta zona que se encontra de 10 a 18 estruturas cônicas denominadas pirâmides de Malpighi.
A zona cortical é contínua e ocupa o espaço compreendido entre as bases das pirâmides e a cápsula renal. Além de vasos sanguíneos, contém glomérulos, túbulos proximais e distais de todos os néfrons e túbulos intermediários e coletores dos néfrons mais superficiais. De um modo geral, a região medular possui, além dos vasos sanguíneos, as seguintes porções dos néfrons mais profundos: segmentos retos proximais, túbulos intermediários, túbulos distais retos e túbulos coletores. Os rins desempenham duas funções importantes: a excreção dos produtos finais do metabolismo, e o controle das concentrações da maioria dos constituintes da parte líquida do organismo.
Néfrons
Cada rim humano contém cerca de 1,5 milhão de néfrons. Os néfrons são classificados quanto sua localização em: corticais (situados na porção externa da zona cortical); mediocorticais (situados na parte interna da zona cortical) e justamedulares (situados na zona de transição entre as zonas corticais e medular). Cada néfron é formado pelo corpúsculo renal e uma estrutura tubular. O corpúsculo renal compreende o glomérulo e sua cápsula chamada cápsula de Bowman, uma porção oca do néfron que circunda o glomérulo . Todos os corpúsculos renais estão na zona cortical do rim. É no glomérulo que ocorre a filtração do