Funçoes Inorgânicas
Química
FUNÇÕES INORGÂNICAS
Danilo Carvalho
Daynara Ribeiro
Lucas Oliveira
Wesley Ribeiro
Três Corações
Março 2014
INTRODUÇÃO
Este trabalho irá abordar Função Inorgânica, tal qual é subdivida em quatro grupos, sendo eles: bases, sais, ácidos e óxidos. A partir disso iremos dar os conceitos, exemplos de fórmulas, exemplos na utilização e cuidados com o manuseio de cada um dos grupos.
BASE
CONCEITO
Uma base (também chamada de álcali) é qualquer substância que libera única e exclusivamente o ânion OH– (íons hidroxila ou oxidrila) em solução aquosa.
Soluções com estas propriedades dizem-se básicas ou alcalinas. As bases possuem baixas concentrações de íons H+ sendo considerada base as soluções que têm, a 25 °C, pH acima de 7. Possuem sabor adstringente (ou popularmente, amargo) e são empregadas como produtos de limpeza, medicamentos (antiácidos) entre outros.
Muitas bases, como o hidróxido de magnésio (leite de magnésia) são fracas e não trazem danos. Outras como o hidróxido de sódio (NaOH ou soda cáustica) são corrosivas e sua manipulação deve ser feita com cuidado.
EXEMPLOS DE FÓRMULA
NaOH - Hidróxido de Sódio
NH4OH - Hidróxido de Amônio
Ca(OH)2 - Hidróxido de Cálcio
EXEMPLOS NA UTILIZAÇÃO
Hidróxido de Sódio (NaOH): Conhecida também como soda cáustica, essa substância é utilizada na fabricação do sabão, celofane, detergentes e raiom, produtos para desentupir pias e ralos, e também no processo de extração de celulose nas indústrias de papel, etc.
Hidróxido de Amônio (NH4OH): Essa substância é obtida em solução aquosa do gás de amônia e comercializada como amoníaco. É usado na fabricação de produtos de limpeza doméstica, na revelação de filmes fotográficos, em detergentes, na indústria têxtil, etc.
Hidróxido de Cálcio (Ca(OH)2): Conhecida como cal hidratada ou cal extinta, essa substância é usada na