funçoes inorganicas
Em solução aquosa, sofre hidrólise salina. CaCO3 + H2O --> CO2 + Ca(OH)2
Na natureza, o carbonato de cálcio pode ser encontrado nos minerais, na forma cristalina: aragonita, que apresenta a forma ortorrômbica; e calcita, que apresenta a forma romboédrica ou trigonal. Sua fórmula química é CaCO3.
O Carbonato de cálcio pode ser usado na prevenção de doenças na forma de medicamentos. Indicado para o tratamento de doenças causadas pela deficiência de cálcio, como por exemplo, osteoporose.
Por Líria Alves
Agora que já conceituamos o que é uma função inorgânica, vejamos como se subdivide esse grupo e quais são as características que diferenciam seus compostos.
Para isso é necessário conhecer a Teoria da Dissociação Iônica proposta pelo sueco Svante Arrhenius, pois ela é a base da classificação das funções inorgânicas principais. Em 1884, Arrhenius realizou vários experimentos para explicar a condutividade de algumas soluções.
Ele descobriu que a condutividade elétrica das soluções dependia da existência de íons, que eram os responsáveis por transportar a carga. Arrhenius chegou, então, à conclusão de que as soluções iônicas transportavam corrente elétrica porque os seus íons, que antes estavam em um aglomerado iônico, eram separados quando colocados em água. A esse fenômeno ele deu o nome de dissociação iônica. Ele percebeu também que quando se colocavam algumas substâncias moleculares na água, ocorria o fenômeno da ionização, quando a água atua como reagente e forma íons positivos (cátions) e negativos (ânions).
Baseado nesses estudos, Arrhenius observou que determinados grupos de substâncias inorgânicas liberavam os mesmos cátions, quando colocados em água. Já em outro grupo, as substâncias liberavam os mesmo ânions. Desse modo, observou-se que era possível