Fungos
INTRODUÇÃO
Os fungos são seres que vêem causando inúmeras doenças aos seres humanos, e por isso é muito importante estudarmos sua forma de vida e reprodução.
Os fungos são importantes na cadeia alimentar porque decompõem vegetais mortos, reciclando elementos vitais. Pelo uso de enzimas extracelulares como as celulases, os fungos são os principais decompositores de partes das plantas que os animais não conseguem digerir. Quase todas as plantas dependem de simbioses com fungos, conhecidas como micorrizas, que ajudam as plantas a absorverem minerais e água do solo.
A observação das estruturas microscópicas, tais como hifas, forma, disposição e formação dos esporos são suficientes, em geral, para a identificação de fungos filamentosos. A morfologia microscópica é mais bem visualizada com a técnica de micro cultivo que preserva a disposição original dos esporos sobre as hifas e mantêm íntegras certas estruturas formadoras de esporos.
MATERIAIS UTILIZADOS
* Materiais utilizados 1) Estilete 2) Lâmina 3) Cóton Blue 4) Água 5) Lamínula 6) Cultura de Fungos 7) Placa de Petri
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Realizou-se no laboratório, uma pratica de observação de fungos adquirido em culturas.
Primeiramente, utilizamos um estilete para retirar uma pequena parte de uma cultura de fungos e introduzi-la na lâmina, previamente preparada com uma gota de corante Coton Blue e uma gota de água.
Depois que feita uma simples esfregação na lamina, foi introduzida a lamínula sobre a lâmina, para que pudesse ser observada a coleta de fungos no microscópio.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Toda a metodologia necessária para a observação de fungos no microscópio pode ser aprendida nessas aulas práticas.
Ao serem observados no microscópio pode-se observar dois tipos de fungos, diferenciados através das hifas septadas ou hifas continuas: Os Ficomicetos (figura 1), que estavam presentes no