O método de correlação e regressão aplicado na área de transportes
Método de Correlação
É a relação entre duas variáveis, utilizada para medir o grau de associação entre duas variáveis e a direção: Positiva ou Negativa. A relação entre a estatística e a correlação é de extrema importância, pois a presença de uma correlação acaba por conduzir a um método que estime uma variável a partir de outra, embora a correlação não implique causalidade, existindo diversos coeficientes medindo o grau de correlação, por exemplo: o aumento da violência está relacionado com o aumento da taxa de desemprego.
Há diversos tipos de coeficientes que são utilizados, porém, o mais comum é o coeficiente de correlação de Pearson (r), que trabalha com a medida do grau de relação linear entre duas variáveis quantitativas.
Em que, x representa a variável independente, y representa a variável dependente e n a quantidade de pares de dados envolvidos no fenômeno.
Este coeficiente nos fornece as seguintes informações: • r varia dentro do intervalo [−1;+1] ; r = 0 corresponde a não existência de correlação. • Quanto maior o valor do |r| maior correlação • r > 0 corresponde a ambas variáveis crescendo juntas • r < 0 corresponde a uma variável ficando menor à medida que outra fica maior.
A correlação tende a variar efetivamente quanto a sua intensidade, ou força. É possível visualizar diferenças na intensidade da correlação através do gráfico de dispersão, ou diagrama de dispersão que mostra como os escores de duas variáveis, x e y, se dispersam pelo âmbito de possíveis valores dos escores.
Diagrama de Dispersão
Para visualizar se as duas variáveis possuem algum tipo de correlação utiliza-se o Diagrama de Dispersão, no qual os valores das variáveis são representados por pontos, num sistema cartesiano. A relação é feita através de pares ordenados (x, y).
Como já foi dito, as correlações variam efetivamente quanto a sua força. Com o auxílio do diagrama de