fungos
O tema Assédio Moral tem como cenário o ambiente de trabalho, onde ocorrem diversas atitudes ilegais com o ser humano fazendo com que as pessoas se sintam constrangidas, humilhadas e com sua auto estima baixa.
Tais práticas ocorrem em relações hierárquicas autoritárias, em que predominam condutas negativas antiéticas de longa duração de um ou mais chefes dirigidas a um ou mais subordinados e entre colegas de trabalhos. Ela acontece tanto na iniciativa privada quanto nas instituições públicas.
Introdução
O assédio moral é um acontecimento antigo, mas que vem ganhando mais espaço para ser discutido nos últimos anos. Não existe um lugar específico ou tipo de pessoa certo para ser vítima desta violência, que pode se dar por meio de agressões verbais ou até mesmo a violência física, mais conhecida como o assédio de forma sexual. O assédio moral é caracterizado pela exposição do empregado a situações humilhantes, constrangedoras, vexatórias etc. que acontecem de forma repetitiva e duram por um longo período. O assédio no trabalho é o tipo de assédio mais comum em nosso ambiente social.
Uma das características principais do assédio moral é a degradação deliberada das condições de trabalho, essa por sua vez, é composta por atitudes negativas que trazem uma experiência ruim e até mesmo traumatizante para os indivíduos que são vitimas dessa prática, são utilizadas palavras ofensivas como xingamentos e adjetivos humilhantes, a carga de trabalho torna-se excessiva para determinada pessoa e em muitas situações lhe são atribuídas sobre responsabilidades que não competem ao mesmo.
Para que uma prática seja considerada assédio moral, ela deve apresentar os seguintes pontos:
O ato é constante;
Existe a intenção de forçar o outro a desistir de seus objetivos profissionais;
O foco está direcionado para um único indivíduo;
A ocorrência do fato influencia de maneira negativa nas