fungos
As leveduras são fungos unicelulares, ou seja, formados somente por uma única célula. Devido a esta característica elas crescem e se reproduzem mais rapidamente. Esta categoria de fungos não é visível a olho nu, sendo visualizados apenas com auxílio de um microscópio. São bem maiores do que a maioria das bactérias existentes e foram visualizadas pela primeira vez em 1680, por Antony van Leewenhoeck.
Estrutura Levedura
Quanto a sua morfologia, as leveduras podem ser ovais (Hansenula), redondas (Saccharomyces), cilíndricas (Kloeckera), triangulares (Trigonopsis), apiculares (Kloeckera) e ogivas (Bretanomyces).
A maioria das leveduras vive em exudatos açucarados de plantas, e no néctar das flores. Também são encontradas algumas espécies em superfícies de frutas frescas ou podres.
A reprodução das leveduras pode ocorrer de duas formas:
Gemação de novas células: Este tipo de reprodução das leveduras ocorre nos mostos em fermentação. Neste processo ocorre a formação de pequenas protuberâncias na superfície da célula que, depois de se desenvolverem, se desprendem, passando a ter vida própria.
Esporulação de novas células: Este tipo de reprodução consiste na formação de esporos no interior das células, que se tornam livres pela ruptura das células.
5 charomyces cerevisiae
Classificação científica
Reino: Fungi
Filo: Ascomycota
Sub-filo: Saccharomycotina
Classe: Saccharomycetes
Ordem: Saccharomycetales
Família: Saccharomycetaceae
Gênero: Saccharomyces
Espécie: S. cerevisiae
As leveduras, principalmente do gênero Saccharomyces, são utilizadas em vários produtos e processos:
Panificação (cultivados a partir do melaço da cana-de-açúcar)
Cervejaria
Vinícola
Farmacêutica (produção de riboflavina (vitamina B2) e outras vitaminas do complexo B)
Álcool combustível (Etanol)
Fermentações em geral
Produção de ácido cítrico
São importantes como suplemento alimentar
Algumas espécies de leveduras podem