fungos
Os fungos são geralmente reconhecidos, primeiramente, pela sua capacidade de decompor a matéria orgânica. As infecções provocadas por fungos, igualmente designadas micoses, são doenças que costumam ter uma evolução crónica e que normalmente afectam indivíduos, cujo sistema defensivo se encontra, por diferentes razões, debilitado.
http://www.ebah.pt/content/ABAAAepSIAL/doencas-fungicas
Fungos presentes na pele e mucosas humanas
Principais tipos/espécies:
Blastomyces dermatitidis,
Coccidioides immitis,
Hstoplasma capsulatum
Paracoccidioides brasiliensis,
Aspergillus spp,
Trichophyton,
Candida albicans,
Malassezia furfur,
Tinea corporis,
Tinea cruris,
Cryptococcus neoformans,
Sporothrix shenckii.
Fungos benéficos:
O Penicillium (lat. penicillus= pincel) é um género de fungos, o comum bolor do pão, que cresce em matéria orgânica biodegradável, especialmente no solo e outros ambientes húmidos e escuros. Por contágio, contaminam frutas e sementes e chegam a invadir habitações, sendo responsáveis pelos bolores que se instalam em alimentos para consumo humano. Além da penicilina, outras espécies de penicillium tem valor económico, especialmente na produção de queijos e vinhos seu mofo não é considerado ruim para a saúde.
Saccharomyces cerevisae
A espécie mais comum é a Saccharomyces cerevisae, conhecida vulgarmente como levedura de padeiro ou da cerveja. Encontra-se no centro da Biotecnologia tradicional, pelo seu papel milenar na produção de pão, vinho e cerveja, devido à sua capacidade de produzir álcool (principalmente o etanol, presente em bebidas fermentadas) e dióxido de carbono (que permite a expansão da massa do pão) a partir de açúcares.
http://www.ebah.pt/content/ABAAAepSIAL/doencas-fungicas http://pt.wikipedia.org/wiki/Penicillium http://www.e-escola.pt/topico.asp?id=321
http://www.medipedia.pt/home/home.php?module=artigoEnc&id=613