Fungos
Reprodução
Alguns podem ser microscópicos em tamanho, enquanto outros são muito maiores, como os cogumelos e fungos que crescem em madeira úmida ou solo. Os fungos formam esporos, que são dispersos por correntes de ar, quando um esporo, cai sobre uma matéria orgânica, como uma laranja, ele se multiplica e penetram no material. É assim que um novo fungo é formado. A produção de esporos, portanto, permite que organismos que não se deslocam, como os fungos, se espalhem por novos ambientes.
Onde podemos encontrar fungos (Tipos de fungos no slide) Pode ser encontrado no solo, na água, nos vegetais, em animais, no homem e em detritos, em geral. E são organismos heterotróficos por absorção, pois, ele precisa de um outro ser para poder obter alimento.
Podendo se apresentar em diversas cores e formas, como: bolores verdes, amarelos e vermelhos e mais escuros, cogumelos, orelha de pau, orelha de Judas, etc.
Importância dos fungos na Ecologia
Assim como as bactérias, eles são importantes recicladores de matérias na Terra, um papel fundamental. Daí o seu papel para a manutenção da biosfera ter importância igual ao das plantas. Sem os fungos, a vida tal qual é hoje na Terra não seria possível, pois eles são agentes da decomposição, permitindo a reciclagem de nutrientes. Se houvesse, por exemplo, um grande cataclisma que eliminasse os fungos da face do planeta, o cenário que se poderia imaginar seria uma gradativa acumulação no sistema terrestre e marinho de matéria orgânica não-decomposta (galhos de árvores, restos de animais, etc.), fazendo com que todo o equilíbrio da biosfera ficasse comprometido. Portanto, eles que