Fungos
Hifas e Micélios
Todos os fungos multicelulares são constituídos por filamentos microscópicos ramificados, as hifas. O conjunto de hifas forma o micélio, que constitui o corpo do fungo multicelular. A parede das hifas é constituído basicamente pelo polissacarídio quitina,substância também presente no reino animal (como no exoesqueleto dos artrópodes). O emaranhado de hifas que forma o micélio pode crescer indefinidamente, enquanto houver alimento e condições favoráveis, formando em alguns fungos os corpos de frutificação, dos quais cogumelos e orelhas-de-pau são os exemplos mais conhecidos.
Esporos
Os esporos do bolor do pão formam-se em esporângios. Segundo o observado os esporângios são bolsas, normalmente redondas, que armazenam esporos e são constituídos por uma membrana de natureza quitinosa que os protege e apenas os liberta quando estes estão maduros ou quando é esmagada. Os esporângios estão “suspensos” em hifasverticais, que são estruturas cilíndricas de comprimento variado, chamadas esporangióforos.
Ascomicetos
São os fungos mais sensíveis, pois quase não têm micélio e partilham várias características com os mixomicetos. Têm uma fase amebóide e outra flagelada. Formam plasmódios plurinucleados que produzem esporos ciliados (zoósporos) e gametas. Vivem sobre tecidos vegetais como saprófitas ou parasitas, penetrando no interior das células afetadas, sendo agentes causadores de diversas doenças em plantas cultivadas.
Basidiomicetos
Os fungos deste grupo crescem em todas as regiões de clima temperado e quente. A espécie Amanita phalloides, com o chapéu amarelo e o pé branco tracejado de amarelo, é um dos cogumelos mais venenosos, sendo mortal. A espécie Amanita muscaria também é uma espécie venenoso ocorrendo nos reflorestamentos de Pinus. Pertencem também aos basidiomicetos as ferrugens, que causam grandes prejuízos nas culturas de cereais.
Plantae, Briófitas e Pterofitas.
Esporófito e Gametófito
Quando o ciclo de vida termina,