fungos
Micélio é nome que se dá ao conjunto de hifas emaranhadas de um fungo. O micélio vegetativo é a parte correspondente a sustentação e absorção de nutrientes, se desenvolvendo no interior do substrato. O micélio que se projeta na superficie e cresce acima do meio de cultivo é o micélio aéreo. Quando o micélio aéreo se diferencia para sustentar os corpos de frutificação ou propágulos, constitui o micélio reprodutivo.
A embriogênese somática é um método de propagação vegetativa realizado por meio de processo de iniciação e desenvolvimento de embriões somáticos in vitro, a partir de células e tecidos somáticos. É uma tecnologia desenvolvida para a clonagem de plantas, utilizando a cultura de tecidos.
Hifas Rizóides são fungos que apresentam hifas modificadas que permitem a adesão ao substrato.
O haustório forma-se a partir de hifas intercelulares, apressórios ou de hifas externas.
Cariogamia ou anfimixia é a fusão no interior do óvulo do seu pronúcleo (pronúcleo feminino, haplóide) com o pronúcleo masculino (haplóide, oriundo do espermatozóide ou do anterozóide, no caso das plantas), que dará origem à primeira célula do novo indivíduo, o ovo ou zigoto (diplóide – 2n).1
Pode dizer-se que esta é a última etapa da fecundação, nos processos de reprodução sexuada.
A cariogamia quando ocorre em fungos, acomete-se principalmente na reprodução sexuada. As hifas que fazem plasmogamia, juntam-se formando um zigosporângio. Nesse zigosporângio faz-se a cariogamia e sucessiva meiose, gerando um corpo de frutificação que dará origem a outro fungo.
gametângios aos órgãos das plantas, fungos e muitos protistas onde são produzidos os gâmetas, por similaridade esporângios, que são os órgãos onde são produzidos os esporos, normalmente não