Fungo
Este reino é formado por organismos, denominados fungos, que pertencem ao domínio Eukariota. Fazem parte do Reino Fungi aproximadamente 70 mil espécies, desde grandes como os cogumelos até microscópicas como os bolores e leveduras.
Características dos Fungos
- São formas de vida vegetal bastante simples;
- Não possuem flores;
- A reprodução dos fungos ocorre, na maioria das vezes, através da multiplicação dos espórios (células muito pequenas que caem no solo e crescem formando novos fungos);
- Não possuem clorofila;
- Vivem da alimentação produzida por outros organismos (plantas ou animais);
- Atuam no ecossistema com funções importantes na decomposição de seres mortos. Também atuam como parasitas;
- Costumam se desenvolver em ambientes úmidos;
- O corpo dos fungos é geralmente formado pelo talo ou soma (corpo vegetativo) que é composto por hifas (finos filamentos unicelulares);
Conclusão
A Importância dos fungos
Os fungos possuem uma extraordinária produção de enzimas digestivas. Isto os transforma em um dos principais agentes decompositores me matéria orgânica na natureza. Portanto, os fungos, assim como as bactérias, são fundamentais na reciclagem dos nutrientes. No entanto, esta mesma capacidade os transforma em elementos nocivos para o ser humano, pois são capazes de se desenvolver em diversos substratos como alimentos, roupas, etc, causando prejuízos econômicos volumosos.
Muitos fungos podem causar doenças conhecidas como micoses. Algumas micoses podem assumir proporções gravíssimas, como a blastomicose sul-americana, que pode levar o individuo até a morte. Mas os benefícios produzidos pelos fungos são imensos.
Aproximadamente, duzentas espécies de fungos são empregadas na alimentação humana. Muitos basidiomicetos são largamente cultivados e consumidos. Fungos são empregados em panificação, produção de bebidas alcoólicas, queijos, antibióticos e outros.
Bibliografia
Lopez, Sônia
Biologia 2- Seres Vivos
12º Edição