Fundações - construção civil
2.1 - Considerações a respeito Pluralismo Religioso
Ferreira (2004) pluralismo é admissão de uma diversidade de princípios ou de substâncias para explicar o universo 4(dualismo-monismo).
Sayão (1997) pluralismo religioso é uma diversidade de tribos urbanas com idéias, perfil social e estilos diferentes que observa-se em nossa época. As posições acima definem pluralidade como admissão de idéias diferentes. É salutar poder desfrutar de vários pontos de vista porque a diversidade traz opções e liberdade de escolha. Sabemos que as coisas não são estáticas e o mundo em que vivemos tudo é dinâmico e é preciso conhecer e especializar cada vez mais. Porém no campo religioso é perigoso admitirmos essa postura, porque se considerarmos somente como idéias relativas e sem absolutos os fatos bíblicos, estaremos ferindo princípios básicos das Escrituras Sagradas. Não existe duas verdades ou dois ou mais conceitos a respeito dos ensinamentos bíblicos. O bem e o mal não têm o mesmo poder.
4 Monismo = doutrina filosófica segundo a qual o conjunto das coisas pode ser reduzido a unidade do ponto de vista de sua substância (material e espiritual) do ponto de vista das leis (lógicas ou físicas) onde o universo se ordena. Monismo neutro = (William James) onde a natureza é formada por substância única, ora ela apresenta atributos psíquicos ora atributos físicos.
Dualismo = Coexistência de dois princípios ou posições opostas (o bem e o mal).
Na definição de 5Campos (1997) Pluralismo religioso é um conjunto de movimentos filosófico-teológicos nomeados com vários ismos que tentam romper com tudo que tem sido crido como verdade fundamental. Estão amarrados à esfera temporal, sem verdades eternas sobrenaturais e sem ênfases no transcendente.
6Chafer (2003) pluralismo fora de seu uso geral tem significado filosófico específico em que a unidade essencial do mundo é negada. Ele afirma que a mente cria seu próprio mundo para propósitos