Fundamentos hist´ricos e filosoficos da educação
Ensino à Distância
Curso de Pedagogia
Disciplina: Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação
Tutora: Luciana de Lourdes dos Santos
Aluna: Maria José Ferreira dos Reis
Data da Atividade: Rio Branco-Ac, 08 de novembro de 2011.
Atividade – TCD (Trabalho de Conclusão da Disciplina)
O desenvolvimento da problemática pedagógica caminha junto com a humanidade desde os primórdios até os dias atuais como base de qualquer sistema político e social, seus primeiros rastros de atividade estão registrados na civilização do Antigo Egito, com os povos que habitavam as margens do rio Nilo. Mas foi com a influência dos grandes filósofos gregos desde a Grécia Antiga, como Sócrates, Platão e Aristóteles que surgindo a Paidéia (formação integral e harmônica do homem pela educação), legaram o conhecimento basilar que fundamenta praticamente toda nossa tradição ocidental, período este que se estendeu até o século IV a.C quando surge a fusão das culturas grega e oriental surgindo a cultura Greco-romano o qual deixou para a educação um legado não menos importante que o da Grécia, foram eles que estabeleceram o estudo da cultura geral chamada de humanista.
Nesse período a educação passou por momentos de transição como: o fim do Império Romano e o início da Idade Moderna. Os primeiros quatrocentos anos da Idade Média são marcados, pela falta de ênfase no processo educativo da nobreza e até mesmo do clero e, houve o rompimento do modelo clássico e concentração da escola cristã patrística.
Conhecida como “idade das trevas’ a Idade Média é o período, para muitos historiadores que menos colaborou para o crescimento intelectual da humanidade.
Nessa era nasce a educação escolástica de controle exclusivista da Igreja, sendo ela a única fomentadora da produção literária e do pensar onde o cristianismo se constitui como principal religião da Europa dominando toda manifestação científica, educacional, filosófica e espiritual, impedindo qualquer