Fundamentos e metodologias para o ensino de geografia
Utilização do “mapa mental” para o ensino da Geografia.
A Geografia é a ciência que estuda o espaço produzido através da relação entre o homem e o meio. É uma palavra de origem grega que significa: Escrita da Terra (geo – Terra/ grafia – escrita).
Essa área do conhecimento tem como objeto de estudo nosso próprio planeta enquanto morada da humanidade. Ela enfoca a organização da sociedade e suas relações com o espaço físico e os diversos aspectos da natureza e da paisagem.
De forma geral, o ensino de Geografia no Ensino Fundamental pode levar os alunos a compreenderem de forma mais ampla a realidade, possibilitando que nela interfiram de maneira mais consciente e propositiva.
O termo Gografia surge com o pensamento grego na Antiguidade Clássica. Naquele contexto, o termo referia-se ao estudo da Terra sob duas perspectivas: a medição do espaçoea discusão sobre a forma do planeta;e a descrição dos lugares.
O conceito de Geografia, bem como, seu objeto de estudo sofreram muitas alterações no decorrer de sua existência como ciência.
Históricamente, a Geografia abordou assuntos diversificados relacionados à Terra, que iam desde aspectos do meio físico como solo, a vegetação e o clima entre outros até aos relacionadosà população, entre elas a economia, a demografia e as migrações.O estudo dos primeiros denominava-se Geografia Física enquanto os demais Geografia Humana. Essas “geografias” eram estudadas separadamente e na ordem descrita acima.
Hoje, pós-decadência das experiências socialistas, a Geografia busca novas formas de análise do espaço considerado com mais ênfase a interrelação entre os aspectos físicos do planeta e a sociedade humana, talves no encalço de um paradgma ambiental. Surgem novos olhares, resgatam olhares passados.
O ensino de forma geral tem enfrentado inumeros problemas ao tentar acompanhar o ritmo frenético do mundo, em