Fundamentos teoricos e metodológicos da matemática
FUND. TEÓRICOS E METODOL. DA MATEMÁTICA
CURSO: PEDAGOGIA – 3º. PERÍODO
1 CONSIDERAÇÕES SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA
A consciência de que educar é preparar as novas gerações para um mundo que exigirá cada vez mais destreza, agilidade e eficácia no desempenho de tarefas e na solução de problemas tem levado as escolas e professores a repensar suas concepções e práticas pedagógicas. Nesse contexto de mudança, também o ensino da Matemática tem sido revisto.
Não há dúvida de que o homem do século XXI estará cercado da mais alta tecnologia, o que lhe exigirá respostas rápidas e precisas a desafios e situações-problema. É inegável a importância da
Matemática em outras áreas de conhecimento e seu papel na estruturação do pensamento e unificação do conhecimento em uma linguagem universal.
Um exame, ainda que rápido da história da Matemática, mostra-nos que, hoje, os conhecimentos acumulados são extremamente complexos e abrangentes. Por outro lado, a parcela de conhecimentos a que o cidadão comum deve ter acesso ampliou-se. Embora nem todas as pessoas tenham de dominar uma matemática teórica e sofisticada, todos devem ter uma grande habilidade matemática, compreendida como a capacidade de interpretar, analisar, sintetizar, conceber, transcender e projetar.
Dentro desse contexto, faz-se necessário repensar nossa prática pedagógica, redefinindo o que ensinar, para quê e como ensinar. Muito mais que o domínio de técnicas para operar mecanicamente com símbolos, o processo de ensino-aprendizagem da Matemática deve levar o aluno a construir o conhecimento lógico-matemático a partir de si mesmo e da interação com seu meio.
Aprender significa elaborar uma representação pessoal dos conteúdos, interioriza-los, modelando e remodelando esquemas de conhecimento.
A aprendizagem significativa implica o confronto entre o velho e o novo, a identificação de semelhanças e diferenças, a revisão de hipóteses e concepções, de modo que o