Fundamentos históricos teóricos e metodologicos
Centro de Educação a Distância
Polo Joana Angélica
Centro Turma 31N1
3º Semestre
Elicia Adriana RA: 234275
Elionardo Alves RA: 233145
Maria Isabel RA: 230628
Maísa Maria RA: 246833 Joana Bastos RA: 232706
Quanto à metodologia adotada pelos serviços, constatamos quatro etapas no atendimento às famílias: entrada, identificação, acompanhamento e desligamento do grupo familiar estas é realizada por meio de três técnicas:
O Serviço Social de Caso: Utiliza-se a abordagem individual, tendo comunidade a família, com o objetivo de atuar nos fatores causais ou problemas em potencial interligados à situação saúde, no contexto sócio-econômico-cultural e emocional. Utilizada abordagem individual como instrumento de identificação de situações-sociais problemas comum à população, para planejamento posterior de atividades grupais e programas específicos.
O Serviço Social de Grupo: Utiliza-se da abordagem grupal nas situações sociais problemas identificados em um número significativo de clientes. Participa e organiza grupos para e participação no processo social.
O Serviço social de Comunidade: Mantém o entrosamento das instituições da área, visando o conhecimento das necessidades comunitárias e estabelecendo-se atividades conjuntas para o aproveitamento total e dinâmico dos recursos existentes. Nessa conjuntura, os assistentes sociais têm uma importante atuação e fazem uso de vários instrumentos os quais são aplicados de acordo com o propósito de cada fase do atendimento. Entendemos a relevância de aprofundar os estudos sobre essas e outras etapas que envolvem o atendimento às famílias, assim como o referencial teórico-metodológico que guia o profissional nesse processo. Observamos ainda no que concerne ao instrumental técnico operativo, ressaltamos que o assistente social lança mão de diferentes instrumentos e técnicas que o auxiliam no trabalho com as famílias e nas situações