Fundamentos_Educação_Inclusiva_Portfolio
282 palavras
2 páginas
Camila Valsechi SilvaRA 1126046
Geografia-Licenciatura
Fundamentos da Educação Inclusiva
Polo: São José do Rio Preto
Prof◦ Ana Maria Tassinari
Centro Universitário Claretiano
2015
Descrição da atividade
Com base nos estudos realizados até o momento, complete o quadro, a seguir, descrevendo cada fase da história da Educação Especial no Brasil e no mundo. Seu quadro deverá conter elementos que conceituam cada uma das fases: negligência, institucionalização, fase de criação de serviços educacionais e fase atual.
Negligências/Exclusão
Inicia-se na sociedade greco-romana, que preza pela valorização da beleza e da perfeição. Quem não correspondia, era deixado de lado, abandonado e até morto. Na Idade Média as deficiências eram vistas como algo sobrenatural, como algum aspecto maldoso, e com isso essas pessoas eram excluídas e punidas. Todavia, algumas pessoas enxergavam a deficiência como algo de Deus e por isso eram acolhidas por instituições de caridade.
Institucionalização
Portanto, com os avanços da medicina as deficiências eram vistas como doenças possivelmente contagiosas e por isso as pessoas deveriam ser excluídas do contato da sociedade em hospícios. Somente a partir do século 19 iniciam-se, estudos referentes ás deficiências favorecendo a integração e desenvolvimento das pessoas.
Criação de Serviços Educacionais
Porém, considerada a fase da integração, iniciou a partir do século 20 com a fundação de institutos, escolas particulares, e instituições que existem até os dias de hoje, e com isso possuem referências nacionais, oferecendo atendimento educacional especializado. A APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), é uma das instituições mais conhecidas.
Atualidade
Demonstra a busca pela inclusão. Aos poucos os serviços relacionados, á educação especial vão ampliando-se e garantindo o acesso e permanência das pessoas com necessidades especiais no ensino regular.