Fundamentos do serviço social 2
Salvador
Serviço social
Fundamentos Históricos, Teóricos e metodológicos do serviço social II.
Movimento de reconceituação
Nome do tutor presencial: Patrícia de Andrade
Nome do tutor a distância Adriana Sideli Bispo
Salvador.
02/05/2013.
AUTORES
Trabalho apresentado ao Professor Maria Laura santos da disciplina Fundamentos históricos ,teóricos e metodológicos do serviço social II da turma do curso de serviço social.
Salvador.
24/04/13
INTRODUÇÃO
O serviço social nasceu em campo religioso tendo em sua base conceitos morais transmitidos pela igreja católica e desenvolvia um trabalho assistencialista e imediatista. No Brasil, início dos anos 60, o contexto em vigor era o do nacionalismo econômico e político onde se buscava um desenvolvimento capitalista autônomo, ou seja, sustentado internamente. Porém, com o golpe militar de 1964, as ilusões nacionalistas acabam. Surge então a aliança da burguesia industrial nacional ou classes dominantes com o capital internacional. Nessa conjuntura política da Ditadura Militar, já consolidada no país, ocorre uma forte expansão da demanda pelo trabalho com comunidades. Nesse momento é imposta a ideia de participação popular, sendo o Assistente Social chamado, a atuar na aplicação de estratégias que viabilizem esta participação em planos de governo.
.O trabalho do assistente social era operacional, ele simplesmente aplicava as políticas favorecendo sempre a classe burguesa. A ação profissional consistia em intervir na vida dos trabalhadores, ainda que sua base fosse à atividade assistencial. Sendo assim é difícil compreender como uma profissão que se desenvolveu em meios tradicionalista tem hoje em sua fundamentação teórica e prática o método dialético de Karl Marx. Este processo não aconteceu de imediato, mas iniciou-se a partir de questionamentos e reflexões críticas