Fundamentos do futsal
Passe:
É um dos mais importantes e mais feito durante o jogo. É praticamente o ato de passar a bola para o outro jogador, é necessária a visão do jogo para saber onde está seu companheiro e precisão ao mandar a bola na direção e na força certa. O passe pelo chão é caracterizado pela rapidez, pelo chão a bola vai mais rapidamente e há a menor chance da bola ser pega pelo adversário. O passe pelo alto demora mais para chegar no seu destino, mas como é pelo alto é mais difícil de ser roubada. Há muitos tipos de passe como o de letra, de peito, de cabeça, de calcanhar. As classificações do passe, pode ser em relação a trajetória: rasteiro, meia altura e parabólico. Em relação a distancia: curto ( até 4 metros), médio ( de 4 a 10) e longo ( mais de 10). E em relação a execução: interno, externo (trivela), solado ( com a parte de baixo do pé ), de bico e de calcanhar.
Drible:
É preciso da posse da bola, e consiste em passar por um adversário, o que exige de velocidade, mudança de direção, criatividade, ginga. A perda de equilíbrio pode dificultar quem marca, o drible eficaz é o que causa isso no adversário. b) Os jogadores precisam aparecer para receber a bola. Para tanto, a enganar o
Finta:
É realizada sem a bola, e o objetivo é pega-la, faz com que o jogador engane o outro para ter a posse da bola. A finta pode ter outros nomes como: balanço, desmarcação, gato, pique falso, vai e vem.
Para fazer a finta deve-se aprender a passar da linha do marcador, isso desequilibra quem marca e dificulta o controle da bola enquanto se desmarca. Se a escolha for a bola quem é desmarcado recebe a bola em uma condição favorável, pelas costas do marcador. Se a escolha for acompanhar a pessoa que finta, o correto, ele fará a finta e vai receber a bola com vantagem.
Cabeceio:
É usado na defesa, no passe e para finalizar um lance. Ele é realizado por um golpe feito com a cabeça, os olhos do jogador precisam estar abertos para ele conseguir