fundamentos de TI
As expetativas que cerceiam as aplicações da Tecnologia da Informação (TI) são flageladas consubstancialmente pela tendência de novas alternativas de estratégias de negócios e novas possibilidades para as organizações, como é o caso do ”e-business”. Entretanto, há também um grande questionamento sobre os reais ganhos advindos dos investimentos em TI. A eficiência está relacionada aos aspectos internos da atividade e sem a absorção por meio das pequenas, médias e grandes corporações do foco em eficácia, os resultados nas aplicações da TI em relação aos objetivos, metas e requisitos deixaram de lado princípios de estruturação organizacional, entre eles, otimização de processos quanto ao desempenho da empresa, aprimoramento de qualidades e precisão quanto à obtenção de resultados, seu advindo será apenas um processo de setorização não impactante no mercado econômico de atividades desta. Convém destacar que, sem uma adaptação dos recursos as razões dos sistemas da corporação, a área dos negócios e da empresa propriamente dita, de forma a serem ponto de configuração chave da corporação, iram gerir estados de negação perante o meio empresarial de subsídios, entre os quais se destacam a competitividade e a produtividade.
Como se percebe analisara questão da eficiência e da eficácia como um ponto de partida para o entendimento da criação do valor, apesar de indicar os caminhos a serem percorridos, demonstra que os mesmos apresentam muitas.
A crescente visão da TI nos dias atuais é conservada a uma presença factual de mercado que a torna como uma ferramenta de competitividade para as organizações.
Vitor Santos da Silva
FUNDAMENTOS DE GESTÃO DE TI
João Pessoa
2014