Fundamentos de sistemasoperacionais
Arquivo é um conjunto de dados armazenados em um dispositivo físico não volátil, ou seja, ao dispositivo ser desligado, as informações não são perdidas. A organização física e lógica dos arquivos é denominada Sistema de Arquivos. Existem vários tipos de sistemas de arquivo.
O NTFS, usado no sistema operacional Windows; o sistema FAT, usado em pendrives, máquinas fotográficas; o EXT 2/3/4, usados no sistema operacional Linux; HPFS, usado no sistema operacional Mac e o FFS, usado no Solaris.
É necessário um tratamento da memória, algumas tarefas a serem observadas para o correto funcionamento da memória. Algumas delas são: Segurança, performance, isolamento, entre outros. Esse gerenciamento é feito pelo sistema operacional, pois é uma tarefa delicada. Alguns itens a serem observados são: Alocação, tendo 2 tipos: estática (decisão tomada quando o programa é compilado) e dinâmica (a decisão é adiada até a execução). Fragmentação: é a organização dos clusters da memória, para não haver desperdício. Paginação: “Quebra” a memória do processo permitindo espaços de endereçamento não contíguos.
Um dispositivo de entrada e saída é qualquer periférico conectado a um computador, que permite que o computador se conecte com o usuário. É necessário o controle desses dispositivos, no caso, gerenciamento de entrada e saída.
Driver Parte lógica do PC - O principal objetivo dos drivers é “esconder” as diferenças entre os vários dispositivos de E/S
Escalonamento de E/S:
Usado em dispositivos compartilhados porvários processos (por exemplo, discos magnéticos) para melhorar odesempenho dos mesmos.
Buferização:
Um exemplo típico de buferização ocorre em protocolos de comunicação; o usuário pode desejar enviar, digamos, 64 Kbytes, mas a