Fundamentos de redes
Modelos de Processamento em Rede
A Novell define comunicação em rede como o compartilhamento de informações e serviços. São três modelos: o centralizado; o distribuído; e o cooperativo.
Processamento Centralizado * Todo o processamento é efetuado no computador mainframe central. * Os terminais são conectados ao computador central como dispositivos de input/output. * As redes podem ser empregadas para interligar dois ou mais computadores mainframe.
Processamento Distribuído
* Diversos computadores são capazes de operar de forma independente. * As tarefas são divididas entre os vários computadores. * As redes habilitam os computadores a trocar dados e serviços.
Processamento Cooperativo * Há diversos computadores. * As redes habilitam os computadores a trocar dados e serviços * Os vários computadores podem cooperar para desempenhar uma tarefa
Redes Locais, Metropolitanas e de Longo Alcance
Redes Locais (LANs – Local Area Networks): se estendem por áreas relativamente pequenas, limitadas a algumas dezenas de quilômetros. Costumam empregar um meio de transmissão simples.
Redes Metropolitanas (MANs – Metropolitan Area Networks): podem aumentar seu tamanho até uma área metropolitana, abrangendo aproximadamente 100 quilômetros. Costumam necessitar de uma mídia de transmissão e hardware de redes diferentes.
Redes de Longo Alcance (WANs – Wide Area Networks): podem atravessar fronteiras de estados, países ou até mesmo continentes, podendo adquirir um âmbito mundial.
Algumas redes de longo alcance podem ser consideradas de âmbito global, pois atravessam fronteiras mundiais. Exemplo disso é a Internet, que liga milhares de computadores em todos os continentes.
Componentes das Redes de Computadores
A definição de rede pela Novell inclui três componentes: * Duas entidades com informações a compartilhar. Em uma rede de computadores, os computadores compartilham serviços de rede. * Um caminho pelo qual