Fundamentos de políticas sociais
Serviço Social
Fundamentos das Políticas Sociais
Anhanguera Educacional - Uniderp
Porto Alegre, 16 de setembro de 2014
Serviço Social
Fundamentos das Políticas Sociais
Anhanguera Educacional - Uniderp
Introdução
Os assuntos levantados em grupo trarão subsídios para que possamos entender a relação entre a política social e o educador social. Abordarão assuntos como, questões sociais, educação, saúde, entre outros assuntos que acarretam os problemas sociais da nossa realidade e que são vistos como competência do Estado e do poder político. A assistência social se inclui para interceder nesse meio onde são vistas as carências e falhas para a sociedade. O papel do educador social, na sua grande maioria, fará o trabalho que as demais competências deveriam realizar, pois levam aos cidadãos as informações devidas dos seus direitos.
O que é a política no contexto do Serviço Social
Etapa 1 passo 3
“São Direitos Sociais a educação, saúde, alimentação, trabalho, moradia, lazer, segurança, previdência social, proteção à maternidade e a infância, assistência social aos desamparados na forma desta constituição”. Artigo 06 – Constituição de 1998.
A política, dentro do contexto social para o profissional denomina-se “Política Social”.
São ações implementadas pelo Estado que visa o acolhimento das camadas mais carentes da sociedade, assim política social para um profissional deve contemplar as necessidades básicas de cidadania para as situações mais vulneráveis da população desassistida.
A exclusão social, a violência, a extrema pobreza, a invisibilidade social são fomentadores de indicadores de desenvolvimento negativos que levam a uma reflexão: “Como criar políticas sociais verdadeiramente inclusivas num modelo capitalista”?
A política vigente no país não resolve o problema da questão social, pois