Fundamentos de Informação
Livro pagina 68 - Edson Fontes, CISM, CISA
Segurança da Informação – O usuário faz a diferença – Editora (Saraiva)
1º) O computador que você utiliza na organização possui um programa antivírus?
R: Sim.
2º) O programa antivírus que você utiliza está atualizado? Ele é um produto homologado pela organização?
R: Sim é diariamente atualizado pelo servidor, na maioria das vezes empresas tem um setor responsável pelas licenças de softwares e suas homologações.
3º) Você sabe como ocorre a atualização do programa antivírus?
R: É rodada diariamente no servidor e nas estações de trabalho é enviada uma mensagem toda sexta feira para que não desliguem o micro ao final do expediente nisso irá ocorrer a atualização dos softwares necessários inclusive no antivírus.
4º) Você conhece o que a política de segurança da sua organização define sobre o uso de programas antivírus?
R: Somente uma das principais que é: Em nenhuma hipótese quando inserir um dispositivo removível ou abrir emails externos ignorar o aviso do antivírus para fazer a varredura do dispositivo antes de abri-lo
5º) Você utiliza programa antivírus no computador da sua residência? Os demais usuários do equipamento doméstico conhecem a importância desse tipo de programa?
R: Sim, sempre estou pontuando sites com maiores índices de vírus e avisando a necessidade de pelo menos uma vez passar o scan nas duas partições do hard disk. Vale ressaltar que o antivírus que uso já é atualizado de forma automática e fica escaneando a unidade C: automaticamente. Falo também que se o antivírus estiver desativado ativá-lo visando à integridade dos arquivos particulares que temos armazenado.
6º) Você já sofreu uma ação de vírus? Foi prejudicado? O que aconteceu?
R: Sim, muito prejudicado fui realizar um atendimento ao cliente e ao inserir o pen drive na máquina do cliente automaticamente o pen drive foi excluído todos os arquivos ficando somente os atalhos, tentei de todas as formas que conhecia