relatorio de quimica usjt
Definição: Medida é a ação e o efeito de medir (comparar uma quantidade com a sua unidade ou algo não material com outra coisa; moderar as ações ou as palavras). Pode-se tratar, por conseguinte, do resultado de uma medição.
2)Teoria de erros
Significado de uma medida: Comparar uma quantidade de uma grandeza física com outra de mesma natureza, tomando uma delas como um padrão pré-definido. Por exemplo, dizer que uma pessoa mede 1,8 metros, significa dizer que esta pessoa é 1,8 vezes maior que um comprimento padrão adotado, no caso: o metro.
Limiar de percepção: é a função cerebral que atribui significado a estímulos sensoriais, a partir de histórico de vivências passadas. Através da percepção um indivíduo organiza e interpreta as suas impressões sensoriais para atribuir significado ao seu meio. Consiste na aquisição, interpretação, seleção e organização das informações obtidas pelos sentidos.
Erro numa medida: O ato de medir é, em essência, um ato de comparar, e essa comparação envolve erros de diversas origens (dos instrumentos, do operador, do processo de medida etc.).
Erro absoluto e relativo: Vamos supor que você tenha medido o espaço compreendido entre dois pontos igual a 49,0 cm, sendo que o valor verdadeiro era igual a 50,00 cm. Com a mesma régua você mediu o espaço entre dois pontos igual a 9,00 cm, sendo que o valor verdadeiro era igual a 10,00 cm. Os erros absolutos cometidos nas duas medidas foram iguais: absoluto 1 S= | 50,00 - 49,00 | = 1,00 cm absoluto 2 S = | 10,00 - 9,00 | = 1,00 cm
Apesar de os erros ou desvios absolutos serem iguais, você observa que a medida 1 apresenta erro menor que a medida 2. Neste caso o erro ou desvio relativo é a razão entre o desvio absoluto e o valor verdadeiro.
Desvio relativo = desvio absoluto / valor verdadeiro.
Exemplo:
relativo1 S= 1 cm / 50 cm = 0,02 relativo2 S= 1 cm / 10 cm = 0,1
Classificação dos erros:
Erros grosseiros: Estes erros ocorrem na maioria das vezes pela falta de