Fundamentos de Arquitetura de computadores
O primeiro computador eletrônico de proposito gerais foi provavelmente o ENIAC (Eletronic Numerencial integrador and. Calculator), construído entre 1943 e 1946 na universidade da Pensilvânia, sob a coordenação de J.Mauchly e J.P.Eckert. Analogamente á primeira maquina de Babbage, parte da motivação do Eniac foi a necessidade de construir tabelas de forma automática por interesse do sistema militar americano (tabelas balísticas). Fisicamente, era uma maquina enorme que pesava 30 toneladas e empregava cerca de 18000 válvulas. Para se ter uma ideia do tempo de execução dessa maquina era necessário 3ms para a realização de uma multiplicação de 10 dígitos (decimais) o que se constitui um grande avanço para a época. Ela trabalhava preponderantemente com valores decimais e não binário.
Os vários computadores diferem nas operações especificas que fornecem e nos métodos que usam para referenciar os dados que serão manipulados por uma operação. Em geral, uma operação tem a forma e é denominada de instrução. Operação especifica a função que será desempenhada. OPERANDOS fornece a maneira de calcular a posição atual dos dados com quais a operação será realizada.
Um programa é constituído de uma sequência pré-determinada de instruções que se deve ser seguida para que seja atingido o objetivo computacional. Este programa e os dados correspondentes estão armazenados na memória da maquina o conjunto de instrução (ou programa) deve ser interpretado para a realização do processamento isto é, a informação codificada correspondente ás ações e aos operandos deve ser entendida e não processada.
Instruções em um computador são executadas em uma sequencia determinada por suas posições de memória. Na maioria de computadores (que formam a classe das chamadas máquinas de Von Neumann).
Quando uma sequencia de execução de instrução tem inicio, a instrução cujo endereço está no contador de instrução é trazida da memória para a área de