Fundamentos das ciencaias sociais 1
331 palavras
2 páginas
RespostasLeia o diálogo a seguir.
- Hoje o sol está de rachar!
- É verdade! Como pode uma bola de fogo menor que a Terra, que fica girando em volta da gente, fazer tanto calor?
- Que nada, homem! A Terra é menor do que o sol! É por isso que faz tanto calor!
A Ciência, recorrentemente, se defronta com raciocínios desse tipo, relacionado a falsas certezas. Demonstre as principais diferenças entre o pensamento científico e o senso comum e apresente, pelo menos, dois outros exemplos de convicções equivocadas decorrentes da utilização do senso comum e refutadas pela ciência.
R.: O senso comum é a impressão gerada pela sociedade sobre determinado tempo. As vezes o senso comum acerta em algum ponto, outras vezes passa longe de refletir sobre a origem ou história de um objeto de sua apreciação. Não pode ser visto como algo ruim, mas sim como uma forma de expressão de uma cultura que deve ser tanto respeitada como estudada, como por exemplo disso é o conhecimento a respeito de ervas ou remédios caseiros onde as pessoas sabem os benefícios mas não tem um conhecimento do porque te dais benefícios. #
Conhecimento cientifico é o pensamento sistematizado dos estudos aliados às pesquisas. Enquanto historiadores, não podemos nos guiar pelo senso comum e sim pelo pensamento científico.EX.: Quando um fruto cai da árvore é fato cotidiano, formular a lei da gravidade é fato cientifico.
Resumindo, o senso comum nos adquirimos no dia-dia, não tem linguagem especifica, não precisa de ser comprovada, não utiliza testes, estudos, já o conhecimento cientifico utiliza linguagem especifica, estudos e testes comprovatórios.
Questão de múltipla escolha:
A lei da gravidade, elaborada por Isaac Newton, a Lei da conservação da massa, de Lavoisier, popularizada na expressão ?na natureza nada se cria, tudo se transforma? e a Teoria Heliocêntrica, preconizada por Nicolau Copérnico, evidenciam que características,