FUNDAMENTOS DA PROFISSÃO CONTÁBIL
A liberdade, em termos de hipótese, está mais para o espírito do que para o corpo. É uma condição que satisfaz apenas como condição. Todo homem anseia ser livre
A liberdade ganha corpo quando atinge o corpo, tornando-se concreta.
Dentre as liberdades, uma das mais importantes é a de trabalho. Por isso é que o trabalho forçado, onde existe, constitui pena para os crimes mais graves.
Trabalho é dever que se realiza como direito.
Assim, como colocação de princípio, é e deve ser livre o exercício de qualquer atividade e profissão.
Contudo, cedo se notou que o exercício de determinadas profissões afetam bens e valores fundamentais do homem.
Antes de existir o médico, o curandeiro é que cuidava da saúde do homem. Se curasse, ótimo. Se matasse seria a fatalidade.
Antes do engenheiro, o prático construía casas e pontes. Se revelassem solidez, ótimo. Se caíssem, azar.
Antes do profissional, o leigo cuidava da contabilidade. Se o balanço desse lucro e lucro efetivamente existisse, ótimo, Se contrariando o balanço, a realidade evidenciasse prejuízo, nada pior. A falência poderia punir a empresa pela incúria do leigo improvisado contador.
Profissões Regulamentadas
Todos esses valores - a saúde do homem, a saúde da habitação e a saúde da empresa - constituem bens inestimáveis para a sociedade, cumprindo a essa adotar normas destinadas a sua proteção. Essa necessidade de proteção de bens e valores determinou o nascimento das chamadas profissões regulamentadas. Nestas a liberdade de exercício é inteiramente livre, dado que sofre restrições para garantia daquela proteção.
Conclui-se que só podem exercer profissão que afete a vida e a segurança das pessoas e instituições aqueles que para isso estejam preparados. O exercício dessas profissões não é livre a qualquer um que deseje se dedicar a uma delas, mas somente aos que se apresentem credenciados pela competência.
A Competência que Credencia
Dentro do sistema organizado pela humanidade até o