FUNDAMENTOS DA GEOLOGIA
INTRODUÇAO A GEOLOGIA
Professor:
Elvis Moreira
6º PERIODO – ENGENHARIA CIVIL – TURMA NG
Equipe:
Alexandre Gonçalves Cavalcanti – Mat: 01063720
Joelson João da Silva – Mat: 01066509
Manoel Gabriel da Silva – Mat: 01066829
Recife, 24 de Outubro de 2014
INTRODUÇÃO
Habitamos a superfície da Terra e dependemos, para viver, dos materiais disponíveis nela. Estes, em sua maior parte, são produtos das transformações que a crosta terrestre sofre na interação com a atmosfera, a hidrosfera e a biosfera, ou seja, são produtos do Intemperismo.
As transformações que a crosta terrestre sofre na interação com a atmosfera, a hidrosfera e a biosfera são produtos do intemperismo. Essas modificações constituem a base de importantes atividades humanas em relação ao cultivo do solo e da necessidade dos materiais ali disponíveis para a sobrevivência assim como ao aproveitamento dos depósitos minerais na construção civil e na indústria.
SOLO 1- DEFINIÇÃO
Não é fácil definir o solo, pelo fato de ser um material complexo, cujo conceito varia em função de sua utilização. Assim, para o agrônomo ou agricultor, o solo é o meio necessário para o desenvolvimento de plantas, enquanto para o engenheiro é o material que serve para base ou fundação de obras civis; para o geólogo, o solo é visto como produto de alteração de rochas na superfície, enquanto para o arqueólogo é o material fundamental para as suas pesquisas, por servir de registro das civilizações passadas. Desta forma, cada uma das especialidades possui uma definição que atende seus objetivos.
Entretanto, de acordo com as Ciências da Terra, a Pedologia, a partir de 1877, o solo deixou de ser considerado um corpo inerte, composto pela rocha parental (rocha que deu origem) e passou a ser, como definido pelo cientista russo Dokouchaev, um produto do intemperismo, do remanejo e da organização das camadas superiores da crosta terrestre, sob a ação da