Fundamentos da economia
Aula I: Conceitos Fundamentais
1.Definição de Economia.
2.Escassez e Escolha.
3.Necessidades e Bens Econômicos.
4.Recursos (ou Fatores) de Produção.
I - DEFINIÇÃO DE ECONOMIA
(Prof. Antonio Elder)
A economia estuda a maneira como se administram os recursos escassos, com o objetivo de produzir bens e serviços e distribuílos entre os membros da sociedade.
A economia é a ciência que estuda a escassez.
I-
DEFINIÇÃO
DE
ECONOMIA
Na verdade, a palavra economia advém do grego oikosnomos que significa norma de administração da casa.
A economia é a ciência que analisa a maneira como as pessoas, físicas e jurídicas, escolhem o modo mais eficiente de empregar seus recursos escassos a fim de satisfazer suas necessidades do melhor modo possível.
II -ESCASSEZ E ESCOLHA
A partir da definição de economia, parece claro que o problema fundamental é fruto de uma dualidade: de um lado a economia dispõe de um conjunto de recursos produtivos escassos, de outro, as necessidades humanas são ilimitadas.
> Em vista dessa realidade, toda e qualquer organização social, seja ela capitalista ou não, deve resolver as seguintes questões fundamentais: Quais produtos devem ser produzidos? Como produzi-los? Quanto produzi-los? E para quem produzi-los?
III
NECESSIDADES
E
BENS
ECONÔMICOS
Todo e qualquer bem é definido como bem econômico (seja ele um bem material ou imaterial) pois é escasso, ou seja, está em quantidade limitada, em função dos recursos utilizados na produção desses bens.
Todo e qualquer bem econômico tem uma procura e esta é feita em função da utilidade (ou da capacidade que tem este bem)de satisfazer as necessidades humanas.
III
NECESSIDADES
E
BENS
ECONÔMICOS
Bens materiais: são objetos que podemos atribuir-lhes características físicas, tais como de peso, forma etc.
Bens imateriais (ou serviços): são de caráter abstrato, ou seja, é toda e