Fundamentos da economia - introdução/atividade
R- Com os recursos limitados, surge a necessidade de direcionar esses bens e distribuir os resultados, pois caso não houvesse escassez de tais recursos, não haveria razão para pensar em que, quanto, como e para quem produzir.
2- O que mostra a curva de possibilidades de produção ou curva de transformação?
R- A Curva de Possibilidade de Produção (CPP) mostra a capacidade que a sociedade tem de produzir determinados produtos X e Y, e quanto de Y deixaria de ser produzido caso fosse necessário o aumento de volume de produção de item X.
3- Explique a razão do formato da curva de possibilidades de produção. Ilustre graficamente.
R- O formato côncavo se dá pelo fato de que quanto mais se produzir (com incrementos iguais) um item X, maior será a queda na produção de Y (queda cada vez maior a cada incremento em X).
4- Analisando a economia de mercado observa-se que os fluxos real e monetário conjuntamente formam um fluxo circular de renda. Explique como esse sistema funciona.
R- Ao analisar uma economia de mercado, notamos que o fluxo de mercadorias e serviços entre as firmas (unidades produtivas) e famílias (unidades consumidoras e detentoras dos direitos sobre as firmas) tem por contra partida o fluxo monetário, dos pagamentos dos serviços (comissões e salários) e dos bens (preço pago pelos produtos) e remuneração dos fatores de produção (lucros das firmas distribuídos ás famílias que detêm sua propriedade acionária).
5- Conceitue: bens de capital, bens de consumo, bens intermediários e fatores de produção. a) Bens de Capital: São utilizados na fabricação de outros bens, mas não se desgastam totalmente durante o processo produtivo. b) Bens de Consumo: Estes se destinam diretamente ao atendimento das necessidades humanas, e classificam-se como duráveis e não duráveis. c)