Fundamentos da administração: Conceitos e antecedentes históricos da administração, da revolução urbana e revolução industrial
MATRIZ
ADMINISTRAÇÃO
2° SEMETRE – TUMA N22 – SALA 719
PARTICIPANTES RA
Gabriel Augusto 6059013326
Kamylla Pinho 6059010187
Lucas Zemiani 6059016275
Mateus Felipe 6018383829
Rafael Oliveira 6059010439
Fundamentos da administração: Conceitos e antecedentes históricos da administração, da revolução urbana e revolução industrial.
Professor: Julio
Campo Grande – MS
17 de agosto de 2013
Administração é o ato de tomar decisões, sobre objetivos e recursos, afim de se alcançar metas que lhe foram estabelecidas; palavra originada do latim “administratione”. A administração possui grande importância na realização de metas e na tomada de decisões.
No Brasil a administração chegou tarde, por não possuirmos estruturas e pessoas especializadas no assunto, por isso vieram profissionais americanos, que compartilharam suas experiências conosco. Consequentemente, em grande parte das situações brasileiras, acaba se tendo conclusões americanas, por falta de adequações nacionais. Nos meados do século XX começou a se falar em “Sela das Teorias”. A primeira trilha a ser compreendida foi a escola clássica, baseada na eficiência, organização e processos produtivos, a principal preocupação dos clássicos eram fazer com que as instituições funcionassem d, fazendo com que o sistema produtivo nascesse junto com a revolução industrial.
A escola clássica deu origem a conceitos, teorias e técnicas de alguns integrantes são:
Taylor
Liderou o movimento da administração cientifica com ênfase no combate ao desperdício.
Ford
Desenvolveu e