FUNDAMENTO DA ADMINISTRAÇÃO
1 A ADMINISTRAÇÃO E O ADMINISTRADOR1
A Administração (do latim: administratione) é o conjunto de atividades (planejar, organizar, dirigir e controlar) voltadas à direção de uma organização (comercial, industrial, pública ou privada, governos, agropecuária, etc.) utilizando-se de técnicas de gestão para que alcance seus objetivos de forma eficiente, eficaz e com responsabilidade social e ambiental.
1.1 ADMINISTRAÇÃO E DESEMPENHO: EFICIÊNCIA, EFICÁCIA, EFETIVIDADE E RELEVÂNCIA.
Administrar diz respeito ao desempenho da organização como um todo em um determinado contexto. Desempenho, por sua vez, está relacionado aos conceitos de eficácia, eficiência, efetividade e relevância.
A eficiência está relacionada ao conceito de racionalidade econômica, ou seja , a razão custo/beneficio que a organização pode lograr para prestar serviços ou produzir determinados bens. A eficiência, desta forma demonstra a coerência entre meios e fins.
Ex. meios: recursos humanos, tecnologia, insumos, processos e métodos de trabalho. fins: produção de 1000 aparelhos de CD
Quando se observa coerência entre meios e fins, chega-se à conclusão de que a empresa é eficiente.
O alcance dos objetivos de uma organização traduz o conceito de eficácia na perspectiva de sistema fechado, ou seja, o administrador pode verificar se uma organização está ou não sendo eficaz à medida que ela consegue alcançar seus objetivos, sejam eles de natureza qualitativa ou quantitativa.
Quando o administrador encara a organização como um sistema aberto, com interface com o meio ambiente, o conceito de eficácia ultrapassa o mero alcance dos objetivos/fins, ou seja, a eficácia demonstra a capacidade de a organização e/ou o dirigente explorar recursos escassos e valiosos (financeiros, humanos, tecnológicos, etc.), visando à correção dos meios para favorecer o alcance dos objetivos.
A efetividade demonstra se os produtos ou